sexta-feira, 29 de julho de 2022

Curtinhas do Feicebuque

                                                        Cidadão de Bem

É uma diferença brutal.
Quando ouço falar em "cidadão de bem", em geral estão falando de "cidadão de bens" - nada a ver com o bem geral, nada a ver com senso de justiça, nada a ver com sensibilidade, com solidariedade. Muito ao contrário. É a pregação do egoísmo, da indiferença com as injustiças sociais e com o sofrimento causado por elas a milhões e milhões de sabotados - em educação e informação de verdade, em alimentação, em moradia decente, em consciência social, enfim, em vida.

Respeito Próprio
Não quero fazer o que nunca foi feito. Não quero ser iniciador de nada. Quero fazer o que eu goste, o que eu respeite, o que minha consciência aprove. Quero ter prazer em ver o que fiz, aprender com isso e fazer outras coisas, no mesmo critério. Não busco aprovação, a não ser a da minha própria consciência. Gostar do que faço e do que andei fazendo é uma necessidade minha. Com a humildade de reconhecer eventuais erros, enganos e vacilos. E disposição pra reparar ou compensar os prejuízos causados por esses erros, sempre que possível. Por isso tudo, o único respeito do qual não posso abrir mão é o meu próprio respeito. Os demais são muito bons, mas não são fundamentais.

Intuição e Crença
Perguntam se eu acredito em Deus. Respondo que à minha maneira. Não preciso acreditar em nada. Com o tempo, vou ficar sabendo. Não comecei quando nasci, não vou acabar quando morrer. É o que sinto. Só precisa respeitar, como respeito as religiões e crenças, sejam quais forem. Já os religiosos, depende da atitude - alguns se especializam em distorcer "escritos sagrados" pra atender seus interesses, materiais ou pessoais, do próprio ego. Não respeito nada que agrida, discrimine, nada que produza sentimentos destrutivos, que ameace ou crie conflitos. Isso me determina exercer a espiritualidade no meu dia a dia, nos meus sentimentos, nas minhas relações pessoais e sociais, nas minhas escolhas, nos meus valores e comportamentos. E me impede de seguir qualquer religião. Mesmo as que afirmam, mentirosamente, não serem religião - mas mantêm as ameaças, cobranças e julgamentos, "em nome" do que quer que seja.

Ser radical é preciso
Radicalismo não é extremismo, não é agressividade, não é intolerância. Radicalismo é a prática de buscar as raízes, as causas dos problemas, é pensar profundo, é questionar a realidade e as informações postas.
Distorcer o significado desta palavra é uma estratégia social do mercado financeiro, dos podres de ricos que dominam a sociedade, na construção da mentalidade superficial, rasa, consumista, competitiva que mantém a miséria, o desabrigo, a ignorância e a desinformação neste modelo social injusto, perverso, covarde e suicida.
O sacode planetário está apenas começando - e vai durar algumas gerações em mutação acelerada.

5 comentários:

  1. Deus existe, E. Marinho; o problema é que ele, Deus, não está do nosso lado. Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Devemos criar nossos próprios valores. O cristianismo os planta em nossa sociedades durante séculos. Somos uma sociedade de rebanho. O Capitalismo ditando novos valores diariamente. Cada indivíduo precisa desenvolver seu próprio código de conduta, sua própria constituição

    ResponderExcluir
  4. Você acredita que esse sacode planetário vai mudar algo? Eu queria acreditar...

    ResponderExcluir
  5. estas sao as minhas ideias tenho o sonho de mudar algo.

    https://mega.nz/folder/3FRCVSgL#niemLefvlpg5B3dxNUKFRA

    spoiler alert: algum conteúdo sensível.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.