quinta-feira, 27 de outubro de 2022

As "instituições democráticas" estão ameaçadas. Democracia ainda não houve.

 Não estamos tentando salvar "a democracia", mas sim as "instituições democráticas" - o que é muito diferente. A democracia ainda precisa ser construída. No conhecimento, na instrução, na informação verdadeira que são direito da população, sistematicamente negado. (Assim como alimentação e moradia decente, com saneamento, energia e segurança.) As instituições estão não só ameaçadas, mas desmoralizadas, a meu ver. Mais que nunca, porque desde o início dos anos 80 eu desacreditei no aparato estatal, em todas as suas áreas. Percebi as determinações dos poderes econômicos de um punhado de podres de ricos, inclusive no meu pensamento, na minha visão de mundo, nos meus desejos, objetivos e até nos sentimentos. E sacudi tudo fora. Agora olho, espantado e calmo, a reação violenta a um esboço de inclusão social, ao atendimento mínimo de alguns direitos de parte da população roubada em seus direitos constitucionais e excluída dos benefícios do desenvolvimento e da tecnologia. A sabotagem e cooptação da educação pelo "mercado", o controle das informações, a criação deliberada de ignorância, desinformação, superficialidade mental e agressividade competitiva criou o campo pro estímulo ao ódio, ao confronto, ao conflito que estamos vendo em toda parte. A ameaça é séria, assustadora, não só às "instituições democráticas" mas também, e principalmente, na situação social, às condições de vida, em todo o território nacional, da maioria da população - leia-se fome, desabrigo, violência e criminalidade miúda. E, pelo outro lado, da repressão estatal, do aumento da população carcerária, da destruição de vocações e de vidas, alimentando as "empresas" do crime organizado, municipais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Entendo termos apenas uma forma democrática de escolha dos mentirosos que lideram nossa oligarquia. Democracia ou ainda politia, não sei se veremos algum dia.

    ResponderExcluir
  3. estas sao ideias que eu tenho.

    https://mega.nz/folder/3FRCVSgL#niemLefvlpg5B3dxNUKFRA

    spoiler alert: algum conteúdo sensível.

    ps: a parte de opinioes nao e necessario ler.


    a ideia nao e ser tudo implementado algumas ideias estao fora da realidade brazileira, entao espero que alguem lute por elas um dia

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, se puder, fala um pouco do que está acontecendo no Brasil depois das eleições. Pq chegamos nesse ponto? A impressão que tenho é que estamos regredindo como sociedade. O ódio e o preconceito só aumentam ou estão mais visíveis?
    Espero que vc já esteja 100% recuperado da cirurgia que fez.
    Muita saúde pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo Marinho na política será o próximo Lula. (se ele quiser)

    ResponderExcluir
  6. Uau.Consegui achar essa pessoa que admiro demais. Só queria sentar ao lado de uma fogueira e ouvir seus pensamentos.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.