terça-feira, 19 de outubro de 2010

A estupidez do orgulho



Há quem baseie um sentimento de superioridade na sua posição social, no seu degrau acadêmico ou nas riquezas de que dispõe. Ingenuidade ou ignorância, em humanidade. Essas pessoas, diante de qualquer falha própria que se revele, ficam constrangidas, envergonhadas, sentem humilhação. É a fragilidade que o orgulho causa. Posso sentir superioridade em quem tem mais luz, maior compreensão ou melhores sentimentos que eu, mas nunca por aspectos externos. E não é uma superioridade arrogante, ao contrário.

Reconhecer erros é um privilégio que nos permite trabalhar nas correções, nas superações. Aos orgulhosos só é possível reconhecer erros nos outros. Os próprios, escondem, negam, e isso os faz seguir cometendo os mesmos erros. Enquanto o orgulho amesquinha o espírito, a humildade a engrandece; o orgulho é estúpido, a humildade é perspicaz; o orgulho se ofende, a humildade aprende; o orgulho acusa, a humildade compreende.

Apontar uma falha minha não me espanta, não me ofende, não me revolta. Sei ter um montão delas e procuro corrigir as que posso, as que sou capaz e as que vou me capacitando aos poucos. Mas não se espere que eu me sinta humilhado por errar. Haverá alguém que não erra? Trabalhar os próprios erros nos capacita pra trabalhar na coletividade. Aliás, acho que o trabalho interno é um pré-requisito pra um trabalho externo eficiente, que renda frutos.

Mas um papel feio é o de apontar falhas alheias, com sentimentos destrutivos, raiva, desprezo, como quem tem o direito de punir, buscando ferir, humilhar, diminuir o outro. É o papel da ignorância, de quem não reconhece sua própria humanidade e se comporta como se não tivesse suas tendências pra cuidar, seus próprios erros a corrigir. Um comportamento comum, o dos acusadores.

"Nascer" - óleo sobre tela, 68x78cm - 2001
O porquê de virmos ao mundo parece uma evidência - aprender. 
Uma pessoa assim comete vários equívocos e leva a pior. Não consegue enxergar o que precisa pra se melhorar, não pode trabalhar nas próprias falhas e segue tropeçando nas mesmas pedras, sofrendo conseqüências sem perceber sua responsabilidade, atribuindo a “culpa” a qualquer um ou qualquer coisa. Acaba enxergando a realidade como lhe convém (e não como ela é) e sofre constantes decepções. Sem entender nada e, freqüentemente, tumultuando tudo à sua volta.



EduardoMarinho                                                                                                           19/10/10

26 comentários:

  1. Verdade, um problemão isso.E n˜ao é uma coisa tão simples assim,pois o orgulho oblitera a visão, e mesmo uma ação amiga ofende.Tenho lidado muito com isso,em mm e nos outros.Aliás, acho que tenho lidado sempre.
    E meu ponto mais sensível é, até quando posso perdoar(please, eu sei que 70 x 70 e tal, mas na vida real, o que eu consegui com isso foi exaustão total)
    Enão, é orgulho(sim em certo modo) tentar manter a própria integridade emocional?Até onde?
    Viu, que dificil, rsrsrsr
    bjos,ia te cortar da minha lista impossível e absurda, porque gosto do que tanta gente escreve que acabei com uma lista enorme!
    Mas tu fica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. tem horas que o que falta é um simples olhar interior.

    ResponderExcluir
  3. Refletir antes de agir... Insistir no nosso próprio erro sempre vai nos levar para um beco sem saída.

    ResponderExcluir
  4. Orgulho não leva à lugar algum. Humildade muito menos.
    O orgulhoso, como dito, fexa os olhos para os próprios defeitos. Um Bitolado completo que não consegue crescer. O humilde é o coitado, o oposto e o mesmo caso do o orgulhoso. Por mais que diga o contrário, é o primeiro a apontar as falhas e defeitos de outros, outros que não são como ele.(O que mais é esse texto senão uma crítica generalizada dos defeitos alheios).

    Não é o orgulho e a humildade que devem ser trabalhados.
    O medo e a preguiça são os verdadeiros inimigos do homem. Esses te impedem de crescer, de se superar, de ajudar aos outros e ajudar a si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humildade é o ato de reconhecer os erros e tentar corrigi los, ser humilde é ter o senso de que somos falhos e errôneos e admitir que não somos prefeitos...
      O hipócrita comete o erro de apontar os erros dos outros e se achar uma pessoa perfeita.

      Excluir
  5. Apontar falhas e agir, duas coisas importantes ao meu ver.

    ResponderExcluir
  6. Cuidado com a confusão. Humildade é uma coisa, humilhação é outra. Quando se tem humildade, de verdade, é impossível se sentir humilhado. A humildade é a segurança de ser, simplesmente.

    ResponderExcluir
  7. Seu blog, fala muitas verdades ocultas da humanidada, tv ,jornais, etc...
    Alguns até enchergam mais teem medo de como lidar
    medo das consequencias, vim aqui pedir autorizaçao
    do senhor, para que eu possa divulgar seu blog.
    Eu e um amigo, iremos fazer videos sobre os mesmos
    assuntos e dentro outro "tudo"...
    se o senhor permitir, gabrielmoreirarj@hotmail.com
    Abraçao e agradeço desde já !

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu blog e por suas palavras. sou uma grande fã de sua arte, seus textos, suas reflexões. É muito bom ver que em meio a tanta sujeira e indiferença no mundo, há pessoas que ainda se importam. O Bebida Anil tem você como um de seus inspiradores. Que você continue inspirando tantos quanto poder.
    Abraços.
    Penélope

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, cara.
    verdade.
    parabéns.

    Me responde uma coisa,
    já trampou em saquarema,cara?

    georgedavi89@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Assim como muitas coisas não consigo entender, o orgulho é uma delas, nunca precisei e nem me senti assim, as vezes acho que não acompanho o que realmente acontece.Tenho uma posição legal na cia onde trbalho, mas sou normal, sou igual a todos não consigo ser diferente. Teve um caso essa semana que me deixou muito triste, pois tenho uma pessoa com deficiência intectual,estava no refeitório e ela estava e disse para mim: preciso falar com você, falei para ela, pode ser agora, um colaborador tinha maltratado ela, vou te falar saí soltando fogo e fui até ele e perguntei: qual a diferença entre ela e você? Não consigo entender porque a maioria das pessoas precisam humilhar os outros para se sentir melhor, por favor não, em pleno 2010 e ainda existe isso!! Aff...
    Bjs
    Ser Estranho Ser !

    ResponderExcluir
  11. Pô Eduardo... é muito bom ver pessoas dialogando sobre essas coisas. Acredite, tem muita gente falando dessas coisas, tentando refletir, encontrar as palavras para se fazer compreendido.

    Vou divulgar aqui uma carta pública para um olhar a mais para esses problemas da nossa vida:

    Carta Pública: Momórdica ou Fruta-de-Cobra
    http://abaixodochao.blogspot.com/2010/10/carta-publica-momordica-ou-fruta-de.html

    Assim como vc Eduardo, estou com a vida dedicada a falar disso e a viver independente de todo esse circo armado para nós.

    Sinto ser possível alguma coletividade nesse sentido. E que seja natural.

    "Viver no agora parece fácil, mas as cabeçinhas estão tão doentinhas no hábito de projetar passados e futuros que lutamos bravamente por quaisquer instantes que possamos estar."

    Abraço!
    Tone Ely.
    tone.mendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente muitas pessoas vivem de apontar os dedos para s pessoas!
    Acho que precisam disso para se sentirem superiores, sei lá!!!
    Gente cheia de orgulho e de falso moralismo!!
    Uma pena!!

    Otimo post!!

    ResponderExcluir
  13. Essa é uma luta constante.Reconhecer seus própios erros e defeitos não é fácil.Só crescemos e evoluimos reconhecendo nossos erros.Existe uma técnica muito boa:quando vc aponta para uma pessoa com o dedo indicador.um dedo aponta para a pessoa,se vc olhar sua mão vai ver os outros 3 dedos apontando para sí.Olhe-se antes de criticar e julgar.Esse exercício é diário,e todos nós devemos praticá-lo

    ResponderExcluir
  14. Eduardo parabéns pelo blog cara. Compartilho muito dos seus pensamentos. Conheci o seu blog a cerca de 5 dias, quando vi o seu video no youtube de 10 minutos. E parece até coincidencia mas a 2 dias assisti um filme que gostei muito (ainda não tinha assistido ele) que é o Clube da Luta. Você já assistiu esse filme? O que você acha dele?

    ResponderExcluir
  15. Este filme tem tudo a ver com suas idéias. Por sinal quando me passaram o seu video me disseram que você era o tyler durden brasileiro hehe. Quando me mandaram o video, eu nem sabia quem era tyler durden, ai na mesma semana eu assisti o clube da luta. É muita coincidência.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal!! Adorei ler, a humildade é uma coisa que tem que se ter em mente...se não tomarmos cuidado, acabamos contaminados, pois o que há de gente orgulhosa a nossa volta...

    ResponderExcluir
  17. Como diria uma grande amiga: "ME IDENTIFICO DEMAIS" com tudo que vc esceveu neste texto. Muito bom conhecre seu blog. Fica aqui meu convite de visita ao As Criaturas da Quitinete.

    ResponderExcluir
  18. Primeira vez que estou visitando o blog.

    Texto sobre o orgulho ta fantástico e mostra com clareza as positividades que conseguimos quando passamos a deixa-lo de lado e priorizamos a humildade.

    Adorei mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Eu não gosto da humildade dos valores cristãos: a humildade da autocomiseração.
    Mas admiro muitíssimo a humildade advinda da autocrítica, essa que é tão necessária.

    ResponderExcluir
  20. Tenho lido você e acho gratificante ver que se pode ainda despertar consciências livrando-as da inserção à "massa" Tem muita coisa na web,coisas bacanas e outras "plantadas" daí,tomei a liberdade de postar um link aqui e perguntar-lhe,qual sua análise sobre esse documentário
    http://www.youtube.com/watch?v=znU2IrYcb8g&feature=related


    você acha que há saídas ou apenas mudaremos de "donos" ???
    Saudações !

    ResponderExcluir
  21. Nada permanece como está ou é. Tudo está em constante mutação. Por enquanto, somos poucos a denunciar os que se pensam donos do mundo - e dispõem como lhes interessa de milhões de vidas -, mas é parte do processo e leva gerações pra se perceber mudanças significativas. Há milhares de anos pra trás, há milhares pra frente também. Cabe a cada um se colocar no processo da maneira que escolher - como res na manada, ou como exceção à regra (ou mesmo como simulação de exceção, o que é muito comum entre os que se dizem "revolucionários").
    "Sei que nada será como antes, amanhã". Os dominantes resvalam pro ridículo quando apregoam o fim da história - na verdade estão dizendo que não pretendem abrir mão dos poderes conquistados e concentrados em suas mãos, sobre a sociedade. A mídia é seu porta-voz e mente, descaradamente.

    ResponderExcluir
  22. Suely,
    não há saídas na história. Há seqüência. Se até os minerais estão em mutação, imagine a sociedade dos racionais. Esse papo de que nada muda é uma estupidez planejada pelos poucos que (ainda) controlam a estrutura social, aplicada pela mídia sobre a população alienada. Apenas tentativas de manter tudo como está. E a maioria de nós consente isso, assumindo a ideologia absurda que nos é imposta e se deixando levar pela propaganda (valores) e pela publicidade (produtos).
    Eu tenho o filme Corporation, em dvd. É ótimo.

    ResponderExcluir
  23. Orgulho... imundo, defeituoso, ... só trás dor... ninguém é especial e ao mesmo tempo todos nós somos, somos iguais, ninguém é melhor que ninguém... pra que se enganar achando que é perfeito e que não pode admitir os próprios erros, passa pelas coisas sem nem ao menos refletir, somos nada... nada sabemos e tudo temos para aprender...

    ResponderExcluir
  24. Quem age conforme você expressa no texto na maior parte são pessoas religiosas. Por moralismo e falsa superioridade. Se esquecem daquela frase: não julgueis para não serdes julgado.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.