terça-feira, 6 de setembro de 2011

Teoria na prática ganha vida




O aprendizado só se completa vivenciando. A vida é o nosso campo de prova. De estudos, também, mas aí qualquer situação é, depende mais da disposição e do interesse em aprender. As provas e as conseqüências dos nossos atos, desejos, sonhos e objetivos de vida, isso não é opcional, é imposição da vida, do destino ou como quer que se chame. “O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.”

 De pensadores o mundo tá cheio. Esses, se não vivenciam suas teorias, carregam dentro de si distância da realidade, mentiras convenientes e a angústia da incoerência, da falta da vivência que se manifesta de muitas formas diferentes. Percebe-se no olhar, no comportamento, nas opiniões, na freqüência pessoal - a capacidade de percepção se desenvolve com a prática. Sem isto, somos cabeças rolantes, sem corpo, coração ou intestinos, egos exaltados em simulações revolucionárias sem conseqüências além de desacreditar a idéia de revolução diante da população feita rebanho.

Saber e não fazer ainda não é saber.
Mahatma Gandhi
A reflexão é fundamental, mas sozinha é frágil e inútil. Percepções pedem decisões e mudanças na realidade. É o tripé evolutivo – refletir, decidir e praticar. Essa é a base. Fora disso, somos apenas teóricos, alheios, indiferentes, medrosos e vaidosos, levantando hipóteses, sem comprová-las além da teoria, sem experimentar para perceber e corrigir falhas, construindo valores sociais - e pessoais - ilusórios e egocêntricos, sem a menor condição - nem intenção - de mudar o comportamento e a mentalidade. Forma sem conteúdo.

É preciso correr os riscos. É preciso errar para acertar. Não se pode pretender a perfeição, mas é fundamental se aperfeiçoar, sempre. Às vezes, é a escuridão que nos faz perceber e dar valor à luz.  

8 comentários:

  1. Fomos treinados pra ter medo, desde pequenos.

    "O medo ameaça: se você ama, terá Aids.
    Se fuma, terá câncer.
    Se respira, terá contaminação.
    Se bebe, terá acidentes.
    Se come, terá colesterol.
    Se fala, terá desemprego.
    Se caminha, terá violência.
    Se pensa, terá angústia.
    Se duvida, terá loucura.
    Se sente, terá solidão."
    Eduardo Galeano

    ResponderExcluir
  2. boa!

    como diria o poeta: muitos falam, poucos fazem

    ResponderExcluir
  3. É um garimpo. Muito toco, muita lama, pedras, cascalho, barro... mas, no meio, pedras preciosas e pepitas de ouro. São esses que valem, esses que contaminam. Porque a preciosidade humana, diferente da mineral, contagia, contamina, se propaga. Vamos aí, trampando sem expectativa de ver o resultado final. Não há resultado final. O que há é o caminho.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! É o que falta pra muita gente, eu to mudando isso aos poucos, fazendo as coisas acontecerem..

    ResponderExcluir
  5. É isso aê minha gente a realidade nua e crua!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Direto e profundo ao mesmo tempo.
    Eduardo, vc já não pensou em ter tbm um vlog no youtube?

    ResponderExcluir
  7. Maravilha!
    Chegamos a uma conclusão que: O medo é apenas uma prisão.

    ResponderExcluir
  8. http://www.youtube.com/watch?v=Q3NDSAxq5-M

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.