quinta-feira, 6 de maio de 2021

Respondendo ao Intercept

 

Fui procurado por Fabiana Moraes, jornalista do Intercept, pra responder a umas perguntas por conta de um artigo a ser escrito por ela e publicado uns três dias depois. Eu estava em Niterói, tinha vindo com o pretexto de tomar uma vacina anti-covid, que foi suspensa porque acabou, buscar material de trabalho, imprimir o mais que pudesse – a mesa de impressão é muito pesada, na área onde estou ainda não tenho espaço nem condições pra levar. Vou levando aos poucos, conforme o caminhar das coisas. Mas voltando ao assunto, disse a ela da minha correria, na noite seguinte partiria pela Dutra e iria respondendo por áudio. E a correria continuou, separando ferramentas pra levar, papéis, telas, roupas, arrumando tudo, até a noite seguinte. A saída foi uma e meia da manhã, chovia muito e a estrada exigia toda a atenção, ou seja, não deu pra responder. Chegamos amanhecendo o dia, eu estava bem cansado, tanto que não consegui dormir até umas nove da manhã. Caí das nove às quatro da tarde, acordei meio zonzo, o braço inchado – ah, não falei que eu tive uns bernes no braço, tirei com babosa e tava tratando, quando peguei um sabonete medicinal e uma pomada com base de própolis que tinham, sem que eu soubesse, um componente que tem me dado uma reação violenta, me incha a cara e várias partes do corpo, dá uma coceira enorme. Por ser um componente mínimo no total, a reação não foi tão violenta, mas estendeu em muito o tratamento, que até se tornou meio cotidiano. Quando acordei, não tava nada bem. E por um tempinho, esqueci completamente das perguntas, ocupado em tratar – chá de gengibre, alho cru e mastigado, babosa no braço, chá de sempre-viva (que muitos chamam de “penicilina”), cabeça pesada, um sono danado, dormi. Quando acordei, já ia longe o último prazo que eu tinha pra mandar as respostas, eu tinha me desculpado com ela por não ter gravado na Dutra e ela me disse que se eu mandasse pelo menos uma resposta até o dia seguinte antes de meio-dia, daria pro artigo. Mas não deu, não pude, não tava bem, foi muito em cima e num momento difícil mesmo pra dispor um tempinho de cabeça fria pra concatenar as idéias. De qualquer forma, o artigo saiu, eu li hoje e... puxa vida. Muita desinformação e distorção. Fui misturado à direita e a “gurus”, me colocaram opiniões que não são minhas, distorções não sei se intencionais ou não, mas distorções. Como é um artigo do intercept, que respeito desde as revelações da vaza-jato – inclusive comprei o livro – resolvi fazer um apanhado no que foi publicado a meu respeito e manifestar minha opinião, sem querer ofender ninguém, só tentando esclarecer. Trouxe aqui apenas a parte que me diz respeito, entre aspas.

 

“A mão pesada da digitalização vai capturar, vejam só, mesmo aquelas e aqueles que, em nome do juízo e da espiritualidade, procuram se manter “fora” da internet. É o caso do artista e palestrante Eduardo Marinho, que possui uma significativa base de fãs e seguidores nas plataformas: um de seus perfis no Instagram, o @eduardomarinho.viacelestina (mantido por um apoiador), conta hoje com 386 mil seguidores, enquanto o documentário “Observar e Aprender” (2016) tem mais de 3,3 milhões de visualizações no YouTube.”

 

Primeiro, não procuro me manter “fora” da internet, já que tenho páginas no feice – uma pessoal e duas fanpeiges – e um canal no youtube, aberto por mim no ano passado, de tanto ouvi pessoas comentando sobre “meus vídeos”, sem que eu mesmo tivesse feito nenhum. Eram todos feitos por pessoas ou coletivos que postavam em seus próprios canais. O primeiro computador me foi dado, sob a alegação de que eu “precisava”, e ficou desligado um tempão – pensando “não sei mexer nisso, posso estragar, se quebrar não tenho grana pra consertar, então deixa aí”. Mas logo amigos do meu filho me ensinaram a ligar pra ver o gúgol, depois abri um endereço eletrônico e comecei a me corresponder, encontrar pessoas que tinham passado pela minha vida e sumido, contente da vida. Então conheci Márcia, ativista social, que me intimou com o dedo na cara, “tu tem a obrigação de escrever tudo isso que fala”. E abriu um blogue, o observareabsorver.blogspot.com. Isso tudo por conta de um vídeo gravado comigo enquanto eu expunha meu trabalho na rua, no bairro de Santa Teresa, no Rio. Havia trinta anos que vivia do meu trabalho, sempre vendendo nas ruas, nos bares, nas praças, em frente a escolas, e estava satisfeito, um trampo que provocava reflexão, questionamento, conversas produtivas, enfim, tava satisfeito. Mas a internet caiu na minha cabeça sem eu chamar e, quando vi, estavam me reconhecendo por aí, de vez em quando.

O instagram Via Celestina foi aberto e administrado sempre pelo Hare Brasil – que foi quem Fabiana procurou pra me contactar. Já nas filmagens do primeiro filme, Via Celestina, ele tentava me convencer a abrir um instagram e eu recusava. Já tinha ocupação demais com internet e precisava trabalhar pra me manter, porque nunca aceitei publicidade nas minhas coisas, nada meu é “monetizado”, ou seja, não banca minha vida e minhas despesas. Meu trabalho é exclusivamente manual e precisa de tempo pra ser feito. Como o Hare percebeu que eu não iria abrir instagram nenhum, sugeriu ele mesmo abrir, pra divulgação do filme. Tanto que Via Celestina está no título. Nunca fiz uma postagem, nem controlei, o Hare sempre fez o que quis. Lembro de uma única postagem que vi e discordei, pedi pra tirar e ele tirou. Nem lembro o que era. Depois disso, pouco vi a mais, ficou por conta dele. Quando fazíamos já a viagem do segundo filme, Transição, ele usou o insta pra várias coisa, inclusive “ao vivos” pra arrecadar grana, pois a viagem foi interrompida pela pandemia e ficamos seis meses em Cavalcante, na chapada. Ali ele me pediu pra “autenticar” o insta, pras pessoas verem que era eu mesmo por trás daquela página. Passei dados pessoais e o sinal verde foi concedido. Assim foi terminado o filme, a covid começou a chegar por lá e resolvemos voltar.

O Hare foi pra Santa Catarina, trabalhar com música, que é mais o que ele quer na vida. O que tínhamos pra fazer, havia sido feito e não foi pouca coisa. O instagram ficou “autenticado”, cheguei a falar com ele pra “desautenticar”, mas parecia impossível, teria que apagar a página segundo ele, eu podia pedir outra autenticação pra página que minha filha tava abrindo pra mim, mais próxima, e não se desautenticou. Senti um desconforto, afinal foram dados pessoais que passei pra a empresa lá colocar um sinal “autenticando”. Mas como não teve jeito, não disse mais nada. Cada um tomou seu rumo e sua vida pra cuidar. Eu vim pra uma terra que uma filha minha, depois de viver no exterior, trabalhar em navios de cruzeiro e se estabelecer de volta no Brasil, comprou mas nunca ocupou. Nem cerca tem por aqui, estou começando do começo, já que não dá pra expor e aglomerar, que era do que eu vivia.

O documentário Observar e Absorver – citado no artigo – foi feito em 2015, por Carlos Marques Júnior, o Júnior SQL, no embalo de uma série de vídeos que eram feitos comigo, na rua mesmo, por diversas pessoas. E antes tive participação em outro, pouco conhecido, “Escafandristas – cifrões, padrões e exceções”, de Victor Belart, um média metragem que acho valer a pena assistir, tem utilidade coletiva.

 

“Marinho vem há décadas circulando pelo país e falando, seja nas ruas, nos bares ou em auditórios, sobre desigualdade social, a crueldade de nossa elite política e econômica, os resultados desastrosos de uma sociedade que fomenta e privilegia a competição. São críticas extremamente necessárias e também bem comuns no campo da esquerda. Articuladas em nítida separação da esfera política e centradas na ação individual, no entanto, elas  vão se encontrar com o discurso perpetrado por bolsonaristas e afins: se no fim, “é tudo ladrão”, vamos quase todos em busca de um Messias. E estamos sentindo na pele que essa estratégia não dá certo.”

 

“Circulando pelo país” é tão genérico, superficial, não dá a menor idéia da história. Depois de anos na estrada, já com uma filha pequena, fazendo brincos, pulseiras, colares, sapatos de criança, bolsas, pão integral de vários tipos, cheguei em Salvador sentindo necessidade de colocar no meu trabalho o que me engasgava na realidade que eu estava vendo. De colocar o que eu sentia, o que eu pensava, pra expor ao mundo e viver disso. Não eram “críticas”, embora haja espaço pra essa interpretação, não era isso o que eu sentia. Era o que eu via, o que eu sentia, o que eu pensava diante do mundo, usando também pensamentos de outros que dissessem o que eu pretendia que fosse visto no meu trabalho. Esse papo de “é tudo ladrão” nunca saiu da minha boca, minha visão sobre a política institucional é algo mais profunda que isso. O que vejo é o esmagamento do poder econômico-financeiro determinando políticas ditas “públicas”, é o Estado como um Robin Hood ao contrário, permanentemente roubando a maioria mais pobre pra dar a podres de ricos já privilegiados demais diante da miséria. Que existem pessoas bem intencionadas, honestas e conscientes lá dentro, é óbvio. Exceções há em qualquer coletividade. E há serviço em toda parte, não vejo a política exclusivamente partidária, que me parece mais um teatro macabro de marionetes, dominado dos bastidores com o apoio total da mídia.

Meu trabalho é político, onde há qualquer comunidade há política, onde há polis, há política. Essa indução de que só há política nos partidos é apenas uma a mais, validando a estrutura dominada, como se vê, como se estampa com a existência permanente da miséria, do abandono, da sabotagem da educação, dos crimes constitucionais cometidos pelo Estado contra a população desde o império, desde a colônia, desde que chegaram por aqui os europeus. Esperando um “Messias”? Aí eu desconfio que a Fabiana não me viu mesmo falando, sempre rechaçando essa história de guru, várias vezes afirmando que não sirvo de exemplo pra ninguém, sempre deixando claro que o olhar de admiração não me aumenta em nada, do mesmo jeito que o desprezo que encarei por trinta anos não me diminuía em nada, eu sabia bem que não tinha sinais sociais de respeito, artista de rua, mangueador e pobre – o desprezo partia de mentalidades bem conhecidas, induzidas, condicionadas a respeitar a propriedade, não a pessoa. Não tinha porque me abalar.

 

“Várias falas de Marinho apontam para isso: ele sugere sempre que a solução dos problemas não está no sistema político (“podre”), critica a medicina (“é patrocinada pelos laboratórios”, diz no documentário citado), critica o pensamento intelectual (“teórico não gosta de ir para a rua”, no mesmo doc). Assim, joga fora não só a água suja da banheira, mas também o bebê dentro dela, contribuindo para o discurso anti-universidade e anti-ciência que, por exemplo, foi propalado pelo infelizmente inesquecível ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.”

 

Eu não sugiro “solução dos problemas” nenhuma, não tenho um plano infalível pra derrubar o capitalismo. Não digo que o sistema político é podre – mais uma generalização e uma atribuição falsa – digo que a estrutura social é injusta, perversa, covarde e suicida. E que a política partidária é uma encenação safada, onde as minorias privilegiadas têm amplo acesso aos poderes e a população é amplamente enganada, excluída e sabotada. Não vejo solução nem saída, vejo um caminho sendo seguido pela humanidade há milênios, vejo mutação permanente em tudo, nascemos num processo de mutação e morremos nele, temos umas décadas pra participar desse processo multimilenar que não começa quando nascemos e não termina quando morremos.

A medicina e seus cursos são infiltrados por laboratórios e pela indústria da medicina, é minha opinião mesmo. Daí o modelo de medicina lucrativa, que não se interessa por saúde - não dá grana -, que despreza a medicina preventiva - pois é a doença que dá lucro. E não só a medicina que está dominada, a academia, como centro de produção de conhecimento, não seria deixada de fora do controle social pelos parasitas sociais. Daí a gente ver tanta arrogância, tanto afastamento da população, tanta disputa de egos, tanta fragilidade social. O que vale são as exceções acadêmicas, e eu conheço muitas, em geral discriminadas, ironizadas, às vezes perseguidas e excluídas.

Ainda na minha opinião, o conhecimento é restrito a uma “elite intelectual” minoritária, que são os que vão comandar, administrar, supervisionar a massa roubada em seus direitos, construída pra ser mão-de-obra barata, profissionais de baixa qualificação, gente explorável, enganável, conduzível pelo massacre midiático, publicitário e ideológico. O acesso dos periféricos, dos sabotados, roubados no seu direito constitucional ao ensino pleno, é fundamento pra se pensar em harmonia social no futuro.

Abaixo a moça continua me atribuindo equívocos, pra dizer o mínimo. Eu fragilizar a universidade? De onde vem isso? “Simplesmente implodi-la”? Eu queria que a universidade se abrisse a todos os que quisessem, em vez de formar “elites”, inflando egos e egoísmos, orgulhos e vaidades. Queria que ela se abrisse geral, que conscientizasse os “formandos” da responsabilidade social de quem acessa direitos negados à maioria. As afirmações da jornalista estão longe da minha realidade. E ainda me liga a esse presidente aí... fico imaginando se é dificuldade de interpretação, ignorância ou má-fé.

 

“Assim, Marinho também fragiliza a universidade, que pode ser um caminho para amenizar a desigualdade social que ele critica (como professora de uma no interior de Pernambuco, vejo esse fenômeno acontecer constantemente). Também não aponta que uma maior participação de grupos que estiveram historicamente afastados da política institucional – mulheres, pessoas negras, pessoas indígenas, pessoas transsexuais, etc – seja uma das formas de modificá-la por dentro, em vez de simplesmente implodi-la. Foi esse sentimento de destruição que, no fim, nos trouxe Bolsonaro, e não há fractal, chá de hibisco, cordel ou jejum detox que neguem isso.

A romantização da pobreza e o elitismo também são marcas das celebradas falas de Marinho. Em uma aparição no programa Pânico, da Jovem Pan (forte apoiadora do presidente Bolsonaro), ele discorre sobre sua experiência de abandonar a classe média para viver nas ruas. “Eu queria não ter nada. Eu queria me aproximar dos pobres e não conseguia. Deles, eu só via olhar de igualdade quando estava com aspecto mendigo também”, diz em um trecho.”

 

Quem marcou a entrevista na Jovem Pan foi o Hare, eu só tomei consciência de onde estava quando cheguei no estúdio – até na portaria a kombi foi barrada, até os caras da rádio mandarem liberar. E contrastou demais com os carros na garagem. As falas estão deslocadas aí, cada uma tem um contexto diferente. Tô achando que a intenção da mina era me difamar mesmo. Ela é quem deve saber dos seus motivos, porque eu ignoro. E também não me importa, porque difamação já tive bem piores, mais profundas e doloridas. Mas quando leio que “a romantização da pobreza e o elitismo também são marcas” das minhas “celebradas” falas, percebo uma distorção completa e um talvez motivo pra toda essa distorção do que sou, faço ou quero. “Celebradas” demonstra um incômodo com a receptividade do que digo há quarenta anos, trinta sob desprezo e dez sob admiração exagerada. Pra mim, é óbvio tudo o que falo, tá na cara de quem quiser ver – muito embora poucos queiram de verdade.

 

“Em uma animação baseada em uma palestra do artista, publicada em dezembro de 2019 no perfil @eduardomarinho.viacelestina, ele explica que a pobreza (“estas pessoas”, como o artista se refere), por falta de acesso a uma melhor educação, tem “bloqueada” a capacidade da racionalidade. No lugar desta, a população de menor renda tem desenvolvida a sua “intuição”. Aqui, o homem que abandonou uma vida de conforto para construir uma existência na pobreza anti-sistema fomenta uma clássica hierarquização na qual pessoas pobres – e também mulheres – são conduzidas não também por suas capacidades racionais, mas pela emoção. Esse é um argumento classista, machista e racista já visto no discurso de nomes como Paulo Guedes, para quem filho de empregada doméstica e de porteiro não devia entrar na universidade. No artigo “A emoção é negra, a razão é helênica?, o pesquisador Deivison Faustino analisa justamente essa questão pelo viés racial.”

 

Intuição no lugar da razão? Mais um disparate. Não há como acontecer, são complementares, sentimento e razão. O que disse é que, como quando se perde um sentido os outros se desenvolvem, a sabotagem institucional do desenvolvimento racional, através de uma educação que merecesse o nome, acaba causando o desenvolvimento intuitivo, que foi o que mais admirei nos de baixo, além da força interna descomunal pra encarar dificuldades materiais imensas e cotidianas.

 

“A questão é que o charme e o apelo de ser contra-tudo-que-está aí não nos oferecem alternativas palpáveis de ação e, sem elas, continua tudo-o-que-está-aí. A maioria da população brasileira, que vive na pobreza, gostaria de ter à mão alguns “confortos” possíveis à classe média brasileira da qual Marinho preferiu sair – e não estou falando aqui de carros, geladeiras e processadores, mas de saneamento básico, saúde e segurança, por exemplo.”

 

Mais uma vez a Fabiana me coloca como um idiota, atrás de “charme” com o “apelo de ser contra-tudo-que-está-aí”. Totalmente fora da realidade. Não fosse pelo intercept, nem responderia nada, só desprezaria esse texto como inútil. Mas é mais que inútil, é mal intencionado, é mau caráter, afirma a meu respeito desqualificações que não correspondem à realidade, tenta me ligar à essa figura nefasta que ocupa a presidência da república, força a barra de aproximar meu pensamento da mentalidade rasa, ignorante e agressiva dos seus seguidores e apoiadores. Faltou honestidade, sobrou distorção e veneno.

Só pra encerrar, reafirmo. Não tenho e nunca tive intenções de visibilidade – o que aconteceu não foi por iniciativa minha, eu só estava sendo o que sou quando vieram câmeras e fizeram vídeos. Depois foram os convites pra palestras – que eu até estranhei, “ué, não tenho nenhuma qualificação acadêmica, que que cês querem comigo?” perguntei logo na primeira chamada. Não ganho grana com vídeos, não procuro seguidores, não faço “turbinamentos”, não me preocupo com essas coisas, não sou um “youtuber” como tantos por aí, ninguém me viu pedindo likes, curtidas, sininhos e sei lá o quê mais. Vivo do meu trabalho manual há quarenta anos e continuo vivendo, é minha fonte de renda. Não estou me comunicando por interesse, mas por espírito de serviço coletivo. A única coisa que ganho é a satisfação de ver pessoas dando proveito. Não estou preocupado em agradar ninguém nem de manter “seguidores” em lugar nenhum. Nem essa palavra me agrada.

Se me pedirem, publico as perguntas que a Fabiana Moraes me enviou, com as devidas respostas. Eu ia mandar pra ela mas, depois que li o artigo, desisti. Não vale a pena. Acho que ela não percebe que tá me dando um cartaz de graça, com essa difamaçãozinha. Seria melhor me ignorar, irmãzinha, afinal eu sou só um artista de rua, sem qualificação nenhuma, olhando o mundo e dizendo o que tá vendo. Sem referências de ícone revolucionário europeu-acadêmico, só no atrevimento da inguinorança.

Link do artigo completo - https://theintercept.com/2021/05/04/entre-cloroquina-namaste-conheca-direita-gratiluz/

51 comentários:

  1. Tentaram te "empacotar" numa caixinha medíocre. Mal sabem do teu olho e alma livres. Penso que nem aguentam tanta visão sem fronteira.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com muita coisa que você fala, mas tenho certo admiração por ti, porque você vive o que você prega. Não vive como um burguês safado, que se lambuza dos prazeres que o capitalismo pode proporcionar, mas arrota um ideal utópico de igualdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que discordar da sua visão, que está distorcida. O "ideal utópico de igualdade" é também todos poderem ter a acesso a esses tais "prazeres do capitalismo", não só ao base saúde, educação, habitação - claro que isso é primário. Capitalismo é explorar os trabalhadores, tirar rendimento do trabalho dos outros só porque teve capital para as infraestruturas. Capitalismo não é relógio bom, carro bom, casaco bom,etc... Isso é ter acesso a poder de compra, negam-te o acesso a material bom porque tens baixos rendimentos e apregoam-te que a tua propriedade é que faz de ti melhor, através do consumismo. Mas o acesso a bom material não é lambuzar-se em prazeres do capitalismo.

      Excluir
    2. Olá, Alma Púrpura. Quem teve esta visão?

      Excluir
    3. Eu não "prego" nada. Só digo o que sinto, o que penso, o que vejo.

      Excluir
  3. Eduardo, hoje o óbvio é o que mais precisa ser dito. Estamos numa tal sofisticação que as coisas perderam a ligação com sua utilidade, nesse ambiente é fácil mentir e dizer que uma estrutura, de tão enorme e complexa, serve a outro propósito que não o de origem, porque ninguém consegue afirmar só olhando e o passado foi apagado. Por isso o que já compreendeu encanta tanto, porque as pessoas se esqueceram que é simples o caminho mais virtuoso, querem ser felizes se enchendo de plástico e com a atenção de todos, se esquecem que essa figura na qual se tornam é a de um palhaço. Hoje todos querem ser reis e rainhas, ter de tudo, não enxergam o quanto é bom não ter algumas coisas. Grande abraço e força.

    ResponderExcluir
  4. Acompanho você a um tempo e percebo que a jornalista do intercept está completamente equivocada a seu respeito.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. suspeito, pelo alcance do the intercept, q isso, o texto, seria expressão do q marinho tem comentado sempre q há ocasião. isso, o texto, eh possivelmente expressão de mecanismos de controle ... seja do indivíduo, a jornalista, tentando limitar a potência do discurso de marinho, seja do jornal querendo fazer o mesmo. eu não acompanho muito de perto todo o discurso do "filósofo", mas do pouco com o qual tive contato .. surpreende-me como alguém no lugar dela tenha escrito o q escreveu.

    ResponderExcluir
  7. Grande Eduardo, admiro e respeito sua vida e sua explicação é plausível para quem ainda não o compreende. A jornalista fez um apanhado na internet e aplicou a fórmula ensinada pra nós nas faculdades que geralmente nos faz observar com uma lente desfocada. Adoraria ver principalmente as perguntas que ela fez, as respostas talvez eu já saiba interpretar o que você diria más seria interessante absorver da sua maneira. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Desonestidade intelectual é como chama essa prática. Vai ver a "jornalista" se sentiu magoada por não obter tuas respostas no prazo, e saiu soltando os cachorros. Aí depois vem te comparar com os bozominions, sendo q é ela com essa atitude q pode se comparar com essa gente aí...mundo de bolhas onde se tu não é bolsonarista, tu és comunista...triste!

    ResponderExcluir
  9. O cara manda a real de como visualiza a sociedade a qual faz parte. As pessoas tentam associar a um viés político partidário.

    ResponderExcluir
  10. O correto eceles se retratar com o eduardo e fazerv uma nova entrevista

    ResponderExcluir
  11. Eduardo, acho que o jornal como um todi, o veículo the intercept é bastante plural, nao é um bloco... essa moça equivocada que nao conhece o teu pensamento e distorceu tudo é uma jornalista que pisou na bola. Segue, sigamos!

    ResponderExcluir
  12. Ok pessoal disculpem o meu portugués. Olha e asim como funciona atacando o cara mudando as coisas ditas dando uma volta pra cofundir alguem seja um ou veinte mil, entoa e parte da estrategia. O meu pensar e so voce postear as tuas ideas na Internet oficial tua desde jeito fica mais difícil te tergervisar ne. E claro que se quiserem vao fazer algunas merdas por ai más e inevitavel. Vai continúa a tua vida e fala na tua arte o resto e so fragilidad e mental de uma sociedade doente, e depredadora.

    ResponderExcluir
  13. Eduardo. Nesse episódio se repete mais uma vez um pouco do que você denuncia nas suas falas de rua.
    A reporter precisava te rotular pra te colocar em algum lugar no espectro.
    Seria interessante sim divulgar as perguntas dela, e as suas respostas.
    Me decepcioma que tenha partido do The Intercept, que procura se distanciar do senso comum dos rótulos.
    De fato, no resumo, você não perde nada, porque no caminho que segue escolheu negar prestígio, esse foi só mais um julgamento sumário.
    Saber que você se preserva das monetizações (que tantos youtubers, até com viés " progressista" por aí, já têm até se beneficiado com suas falas), te serve de resposta pras acusações mais senso comum.
    Segue caminhando, olha pouco pra trás.

    ResponderExcluir
  14. Eduardo. Nesse episódio se repete mais uma vez um pouco do que você denuncia nas suas falas de rua.
    A reporter precisava te rotular pra te colocar em algum lugar no espectro.
    Seria interessante sim divulgar as perguntas dela, e as suas respostas.
    Me decepcioma que tenha partido do The Intercept, que procura se distanciar do senso comum dos rótulos.
    De fato, no resumo, você não perde nada, porque no caminho que segue escolheu negar prestígio, esse foi só mais um julgamento sumário.
    Saber que você se preserva das monetizações (que tantos youtubers, até com viés " progressista" por aí, já têm até se beneficiado com suas falas), te serve de resposta pras acusações mais senso comum.
    Segue caminhando, olha pouco pra trás.

    ResponderExcluir
  15. Creio que a repórter queria atenção, além de publicar algo com má fé. Infelizmente existem serem humanos de essências podres, que preferem distorcer fatos para ganhar atenção do que manter verdades para manter dignidade e respeito.

    Eduardo Marinho, você é um cara excelente e tem o meu total respeito.

    ResponderExcluir
  16. Grande Eduardo
    fabiana jor na lista dos equivocados, presumista, indiferente com o âmago dos direitos, acadêmica sem conscientização dos direitos e se é que tem coragem ela de citar direitos constitucionais, para ver se esta jornalista entre outros consideram direitos, ou pragmátizam perversidades. Tá na cara a falra de discernimento desta jornalista, as reações precoce, preconceituosa de um sistema com pé no acelerador de máquina de moer gente desenfreado, primitivo, grotesca. Dá vontade de chamar os mano da quebrada para mostrar o que é ser roubados nos direitos, os mano que pega trem que carrega tijolo, cozinheiro, mecânico e etc, pra essa jornalista e playboyzada saber porque eles tem privilégios.Mão de obra barata, suor derramado por migalhas por trás destes sabotadores de direitos que sacrificam a vida de muitos tirando dignidades desiquilibrando a natureza e gerando divisões entre a raça que há de um dia se chamar de humana.Ainda era durante o Genesi. Questiono a bíblia mas alí ví uma grande verdade na prática cotidiana em resultados perversos que diz Salomão: Criou-se as coisas no sentidos simples e direitos mas o ser humano complicou tudo. Nem sei quem é este canal de fabiana citada, mas pelo visto é um canal precoce,distorcido de direitos. O ponta pé da denúncia demonstrará a reputação. Há de se analisar aqui, se é que estes acadêmicos tem ética, visão e conscientização de direitos. Até o momento há nojo deste punhado de podres de ricos que se merdificam sem sentido nas leis e até universal que é generosa e paciente com a gente. Abraço Eduardo falo de ti pra muita gente. Na lida para progresso e evolução!

    ResponderExcluir
  17. Essa repórter mostrou que não tinha intenção de ir à fundo nos pensamentos e atitudes do Eduardo. Me pareceu uma atitude mesquinha, de alguém acostumada a ter tudo. E se não teve a resposta que queria, escreveu qualquer coisa. E o pior, ainda forçou a barra para colocar o Eduardo como uma pessoa sem profundidade de vida. Eu já admirei muito este jornal. Sei que na maioria dos veículos de comunicação, as matérias, geralmente, passam pela assinatura de um editor antes dela ser publicada, e isso me deixou matutando por aqui, não gostaria de julgar o jornal, pois não sei se é o caso deste jornal passar por um editor. Mas me soou uma atitude de má fé, uma manobra intencional de colocar o Eduardo como um fantoche da "good vibes sem profundidade", comparando ele com aquele rei do 🐂. Olha, ou o Intercept se retrate por uma matéria tão superficial e maquiavélica, ou já era a informação no Brasil. Tá na cara que a terra plana continua em muitos jornalistas que se acham construtores de pensamentos e de vertentes. Se fizeram isso com o Eduardo que vive de seus artesanatos, imagine com outros? Deixou muito a desejar a imparcialidade do jornal.

    ResponderExcluir
  18. Caramba Edu, não sei se ela já tinha essa má intenção de tentar te queimar, mas pra mim me pareceu muito chilique e raivinha por você não ter enviado as respostas no prazo que ela pediu... Também já sofri com atos assim de distorcerem fatos e inventar coisas pra tentar me colocar num local onde eu não estava, mas nada tão baixo como querer te igualar ao The Mônio que está presidindo o país!

    ResponderExcluir
  19. Sou uma destas pessoas pobres e rasas intelectualmente,que muitas vezes finge não compreender o óbvio, mas neste seu caso, penso que foi claramente uma provocada psicológica que o fizesse se manifestar e manifestar com GOSTO. Mexer com nosso "brio" quase sempre dá imensos resultados à favor de quem provoca.

    ResponderExcluir
  20. Li a matéria no Intercept e vim aqui na mesma hora ver se tinha algum comentário seu. Não acho que ela queria te difamar, apenas que não te conhece direito e não te entendeu bem. Mas esse engano dela é um sintoma de como as coisas estão confusas atualmente. Porque realmente existe uma "direita gratiluz" que não tem nada a ver com você, mas que pra um olhar superficial pode ter alguns pontos de contato. Pra mim é muito claro, por exemplo, como a medicina atual serve ao mercado e não às pessoas. Mas se você diz assim hoje, especialmente no contexto atual, é muito fácil ser confundido com um negacionista. Se você critica o modelo de universidade é muito fácil ser confundido com alguém que tá querendo o sucateamento das universidades. Então acho que o que aconteceu foi uma falta de compreensão mesmo e não má-fé da parte dela.

    ResponderExcluir
  21. olá Eduardo,
    Acabei de ver o post sobre o Marcondes, muito triste mesmo, mas serve de alerta, infelizmente os 'donos do mundo' que crairam toda essa farsa, tinham como objetivo injetar venenos na humanidade, e é muito provável que esse experimento ceifou a vida do amigo, como muitos relatos de pessoas que falecerem após tomar essas injeções. não tem nada a ver com política partidária, vc percebeu acertadamente intuitivo, sobra a fraudemia no ano passado, no teatro dulcina. Não tome esse troço, por favor, pesquise antes, esses monstros são mestres da inversão, vamos nos cuidar, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tomei uma dose e vou tomar a outra quando vier. Quero ver se mudo de atitude, de idéia ou de comportamento.

      Excluir
  22. Salve Eduardo! Salve suas forças irmão! Resposta necessária ao desserviço à humanidade dessa "jornalista". Grato pela sua expressão, sua existência e sua vida sempre mano! É o que é e vc ta ligado... Grande abraço irmão!

    ResponderExcluir
  23. Deixa ser egocêntrico,tá entrevista, acaba com mal entendido.. tá profissionais fazendo o trabalho.Ego não leva ninguém a lugar algum.. concordo com alguma coisa que vc diz e outras não..Mas fica acaba com mal entendido e quem sabe torna amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia! Profissional ?? Jornalista, mídia ou jornal que não apoia cumprimento de constituição é profissional ?? Eduardo luta pelo coletivo. Política e jornalismo religião e derivados que não apoia o cumprimento de constituição é fake, é farsa mano. O papo é reto não tem que ficar com migalhinhas de papinho que não resolve os direitos que não são cumpridos e são criminais na sociedade. Quem sabe quando começarem a apoiar e cumprir os direitos constitucionais nos tornamos amigos. É triste ver a falta de reflexão nos direitos. Como mesmo dito por um dos mais ricos e mais sábios de todos os tempos Salomão o criador criou as coisas nos sentidos simples e direitos, mas a perversidade humana complicou tudo... falta de reflexão nos direitos é lamentável .mas sigamos na lida.

      Excluir
  24. Eduardo quando vc vai passar em Curitiba pô sou muito seu admirador você é incrível ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  25. Paz e Luz com as bênçãos da Deusa Toda Poderosa e Amantissima. 🙏🙌

    ResponderExcluir
  26. Marinho, esse pessoal do intercept são como abutres, a regra é, ou você reza a cartilha deles ou é inimigo, não confie em quem se apóia em conteúdos roubados para fazer jornalismo. Quem faz isso é capaz de tudo, como visto inclusive cancelar um cara com ideais como você.

    ResponderExcluir
  27. Eduardo Marinho. Meu nome é Mário Passos escrevo de Angola e quero dizer que acompanho sua trajetória e tudo aquilo que está relacionado com seu legado que é sobretudo o de viver a vida do jeito que deve ser vivido por metade dos seres humanos. Acho você um ser humano incrível, sensível, humanista, lutador e acima de tudo de uma energia surpreendente. Parabéns e obrigado por nos transmitir tão importante visão da realidade social que por incrivel que pareça se assemelha a 90 % dos países ex colónias e sobretudo subdesenvolvidos, continuam estagnados exactamente por ter e carregar uma herança triste de submissão aos reais princípios consagrados nas constituições. Um bem haja.

    ResponderExcluir
  28. Eduardo Marinho. Meu nome é Mário Passos escrevo de Angola e quero dizer que acompanho sua trajetória e tudo aquilo que está relacionado com seu legado que é sobretudo o de viver a vida do jeito que deve ser vivido por metade dos seres humanos. Acho você um ser humano incrível, sensível, humanista, lutador e acima de tudo de uma energia surpreendente. Parabéns e obrigado por nos transmitir tão importante visão da realidade social que por incrivel que pareça se assemelha a 90 % dos países ex colónias e sobretudo subdesenvolvidos, continuam estagnados exactamente por ter e carregar uma herança triste de submissão aos reais princípios consagrados nas constituições. Um bem haja.

    ResponderExcluir
  29. É isso mesmo Eduardo! É a sociedade do rótulo te querendo rotular, distorcendo palavras e frases. Continue a usar vaselina!

    ResponderExcluir
  30. Pra mim, a verdadeira liberdade consiste em "poder "viver o que pede o teu coração ....a tua forma de ver e de pensar....e, ser, antes de tudo, coerente...e, é isso o que o meu raso intelecto ver em você.

    Abraço terno.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia! (:
    Não acho o link "ver o trampo"...
    Alguém pode me ajudar? Obrigada! 🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só aparece no computador, no celular não.

      Excluir
    2. É só clicar nos três pontos no canto direito superior, dentro do celular no navegador, e marcar a opção que está escrito mais ou menos assim: "versão desktop". Quando fizer isso, procure por ver trampo no canto direito superior do site do Eduardo Marinho.

      Excluir
  32. fantástico Eduardo, se puder e tiver tempo
    da uma olhada neste video que fala sobre dematerialização:
    https://youtu.be/hK7ijA893m8

    me lembrei de voce quando estava vendo, o video é bastante recheado de conteudo
    como suas indicações de documentários são (como: O século do ego)

    ResponderExcluir
  33. Eduardo, tem um cara usando seus videos monetizados em um canal.

    ResponderExcluir
  34. tá tudo podre mesmo. Vamos seguindo na teimosia.

    ResponderExcluir
  35. Eu vejo seus vídeos, leio seu blog e sei do seu "espírito de serviço coletivo". Não precisava ter se justificado.... não li a reportagem.... nem vou ler.
    Gosto de ler o que escreve e ver seus vídeos.
    "Quando Pedro fala pra mim sobre Paulo, sei mais sobre Pedro do que sobre Paulo", já dizia Freud.
    Se cuide

    ResponderExcluir
  36. Olhamos demasiado para os ecrãs e não damos atenção mesmo a quem vive debaixo do nosso teto. Quando foi a última vez que lhes observamos a alma? Estamos perdidos! O amor está acabando... Não sinto nada. Insectos é o que somos!!! Enquanto nos sugam, a grande elite, o grande capital global seguem fortes. Uma luta desigual.

    ResponderExcluir
  37. Gostei de você. Conheci no Espiritualidade na Ação!

    ResponderExcluir
  38. Eu li o texto dela na integra e na minha opinião ela foi bem desonesta intelectualmente, me pareceu que ela só queria confirmar as pré-concepções que já tinha sobre você, pinçando uma ou outra coisa descontextualizada das suas falas para embasar a visão tendenciosa dela. Comparar às suas falas ao dito presidente, seus ministros e apoiadores foi bastante forçado, além de tentar impingir rótulos de demofobico, elistista, machista e racista... sinceramente não acredito que isso seja um "mal entendido" ou equivoco e sim má fé e má vontade mesmo, lembremos que o The intercept além de ser financiado por caciques financeiros americanos também já anda dando bastante bolas foras (ou se revelando?) como no caso da censura do jornalista Glen Greenwald no ano passado.

    ResponderExcluir
  39. O Intercept´, segundo o Jornalista (com J maiúsculo) Pepe Escobar, é propriedade de um magnata, e serve, obviamente, para defender os seus interesses.

    ResponderExcluir
  40. Eduardo, uma pergunta amigo, voce acredita haver excecoes nas classes mais altas?

    ResponderExcluir
  41. Não jogue pérolas aos porcos, Eduardo.

    ResponderExcluir
  42. Retirei meu apoio financeiro ao Intercept Brasil. Depois que o Glenn saiu, realmente perdeu sua robustez. Deixa o Marinho ser feliz !!!

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.