terça-feira, 30 de março de 2021

Vantagem cênica, natureza do sistema e consciência

 A televisão anuncia no jornal que não será cortada a energia elétrica das casas que pagam "tarifa social", saiu aí uma burocracia qualquer, decreto, portaria, lei, sei lá, garantindo isso. "Vitória" de algumas forças institucionais de "esquerda", comemorada e brandida em sua publicidade. A "tarifa social" é um cadastro em que se colocam os milhões que provaram que não ganham o suficiente nem pra comer, de quem foram exigidos vários procedimentos, pessoas que passaram por vária humilhações e desrespeitos pelo caminho - no sentido de causar impedimentos e desistências e diminuir o (que se considera, falsamente) "custo social". 

E que ninguém se engane. Os empresários da energia têm seus departamentos jurídicos, assediando legislativos e judiciários, usando a imprensa pra atacar tudo o que ameaça seus lucros a baixo custo, entrando com ações, liminares e recursos nos tribunais em qualquer instância, mexendo seus pauzinhos e ativando suas influências no sistema social. Em qualquer brecha, nas oportunidades que se criam, essa lei, decreto, portaria ou seja o que for cai. E, se cair de manhã, as equipes de corte já estarão de prontidão pra sair no princípio da tarde, dependendo da área acompanhadas de polícia, apagando a luzes e desligando geladeiras e demais aparelhos de uso diário. Que ninguém se fie em deixar de pagar, se puder, as contas. A perversidade empresarial e, por consequência e influência, institucional, não considera pandemia, não considera a fome, o desabrigo, não considera a vida e envenena o mundo, espiritual e quimicamente. 

É a natureza do sistema social. É preciso criar autonomia porque, pelo jeito, a conscientização ainda demora. Vai ter que ser ao natural, sofrimento, reflexão, tragédia, solidariedade e reconstrução. Dificuldades que obrigam ao desenvolvimento das relações, sociais, profissionais, familiares, de vizinhança, na humildade imposta pelas dores e problemas criados por uma civilização irresponsável, dominada e conduzida pela ambição, pelo egoísmo, pela perversidade e pelo apego ao poder, ao controle, aos privilégios, luxos e ostentações. 

Os que se propõem a conscientizar não conseguem além dos seus pequenos círculos coletivos, perdidos nos condicionamentos sociais, nas vaidades, nos egos, nas disputas, nas formas de relacionamento induzidas socialmente, sem se darem conta de reproduzirem valores e comportamentos planejados e estrategicamente implantados pra produzir, entre outras coisas, distanciamento, desconfiança, disputas e confrontos. Como pretender "mudar" uma sociedade que induz e estimula egoísmos, desconfianças, disputas, competições e confrontos? 

O Saber precisa servir à Sabedoria, e não controlar, comandar e definir caminhos. Definir caminhos é muito melhor com o sentimento, a intuição, elementos da Sabedoria. Quando o Saber se encontrar - humilde e a serviço - com a Sabedoria, aí a consciência coletiva toma impulso.

15 comentários:

  1. Obrigado Eduardo pela força na evolução da percepção. Um dia quem sabe a gente se tromba por aí, ou quem sabe do outro lado. Nunca vou esquecer de tu, valeu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo... Voce tá abrindo a minha mente,isso que se chama evolução.. Acho seu trabalho incrível espero te encontrar algum dia para que possamos debater sobre tais questões sociais, sou de vila velha e se estiver por essas bandas dá um tell!!!

    Obrigado por tudo tenha uma otima semana

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo, seu trabalho é importante para mudar essa etapa de vida, temos que acordar antes que seja tarde, se ainda não percebemos estão nos trancando em uma gaiola e nos sustentando com o suficiente para vivermos até sair a decisão para batalha final, mas até lá já estaremos enfraquecidos se fomos todos obedientes a elite, pois estão tirando nossas forças aos poucos, nos enganam na Internet para esconderem a realidade.
    Meu e-mail eliane_tas@hotmail.com
    Gostaria de sabe se existe possibilidade de mudanças com concietizaçoes de pessoas em formar pequenas comunidades do nada..

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, essa é a verdade, estamos sendo sabotados:(

    ResponderExcluir
  5. Me manda zap 21 990878369....te mandei email.. Vlw

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de ouvir suas palavras. acompanhadas de uma paz de espírito que sempre soaram com clareza dentro de mim.
    Você me faz lembrar da Br, as pessoas, sentimentos,alegrias,perrengues e tudo que cada um com sua percepção consegue absorver de cada situação.
    Isso é um mergulho de cabeça na vida.
    Foi um prazer conhecer você. Salve!

    ResponderExcluir
  7. É Eduardo
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento e sua experiência! Há um tempo acompanho seus posts, frases e vídeos.
    Me identifiquei de cara com suas idéias!
    Teria como conversar com você por alguns minutos, por favor? Tenho algumas questões ainda mal resolvidas que de certo modo me geram dúvidas e medos que estão protelando uma decisão que devo tomar.blz!
    Vou continuar acompanhando!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eduardo eu me identifico muito com a sua filosofia de vida, eu também mantenho um blog onde procuro expressar as diversas injustiças da sociedade doentia em que vivemos, quando puder dê uma olhadinha e seria uma honra ter um texto seu publicado lá.
    Forte abraço e continue nos prestigiando com sua sinceridade.
    Segue o link do Blog
    Pegadanalua.blogspot.com

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.