segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

O genocídio ianomami e a hipocrisia da mídia empresarial

 A tevê nojenta faz matéria de menos de um minuto sobre a tragédia ianomami. Cita a morte de 570 crianças como quem fala da morte de 570 bois por febre aftosa, uma vez só, de passagem. Diz das providências que estão sendo tomadas pelo novo governo, sem citar o novo governo. Em nenhum momento questiona as causas da tragédia e do aumento escandaloso dos crimes cometidos, desde 2016, mas que aumentou mais ainda depois de 2018.

Eu já vinha acompanhando, por postagens de informativos indígenas - há vários, embora muito pouco vistos pela população em geral - os assassinatos de indígenas, estupros, expulsões, invasões de garimpeiros, madeireiros, criadores de gado e plantadores de soja. Estive pela Amazônia, há mais de trinta anos, e sei que suas terras "demarcadas" ou "em homologação", as terras onde vivem são cercadas por ambições e ódio destrutivo, em todo o território nacional. A difamação e a criação de desprezo - pelas mídias locais - servem como "justificativa" pros crimes cotidianos, os maus tratos e a repulsa por parte de pessoas sabotadas em informação e instrução.

Os ataques nunca pararam, desde a chegada dos europeus, há séculos, mas nos últimos anos esses criminosos tiveram incentivo do próprio governo, que desarmou os poucos esquemas institucionais de defesa desses povos, das florestas, do meio ambiente. O massacre estava liberado, sob o ocultamento da mídia privada (mais privada do que nunca, como depósito de merda) e a exultação da ganância assassina. A mudança de governo pra um menos desumano mostra vontade de conter essa desgraça toda. Mas os elementos que a causam continuam ali, cercando as terras indígenas, babando de ambição e ódio aos que consideram um mero impedimento aos seus objetivos. Esses dias mesmo, no sul da Bahia, dois meninos foram mortos a tiros, quando voltavam pra sua aldeia em área retomada - se não me engano, um tinha 17 e o outro 22 anos. É prática cotidiana desta "civilização" o genocídio indígena - e dos pobres, nas cidades, pelas próprias "forças de segurança" da sociedade. Segurança pra quem?

Que ninguém me pergunte o que fazer. Os povos indígenas sabem muito bem quais seriam as soluções - quem sabe com o Ministério dos Povos Originários e o apoio das pressões internacionais, não apareçam, na prática mecanismos de contenção dessa barbárie secular sobre os originários dessas terras...

É preciso, na minha opinião, tomar consciência da realidade, pra que apareçam caminhos e soluções pros problemas tão gritantes desta sociedade injusta, perversa, covarde - e suicida. E não se conte com os meios de comunicação empresariais, ao contrário, estes têm a função de dispersar a atenção, superficializar as mentalidades, estimular o egoísmo e a indiferença com o sofrimento alheio, omitir as causas das mazelas sociais e distorcer a realidade, apresentando amigos como se fossem inimigos e inimigos como se fossem amigos.

Nojo e repulsa dessa mídia criminosa e seus jornalistas, apresentadores e comentaristas de consciência vendida. Há muitos anos eu afirmo que o mercado de consciências é um dos que melhor paga no "mercado de trabalho".

Todo apoio e solidariedade aos povos indígenas, vítimas preferenciais desta sociedade que agiu, desde que se implantou por aqui, de forma genocida, levando os povos que já estavam aqui quase ao extermínio. Só a resistência, a criatividade e a força de adaptação às situações que se impuseram pôde impedir esse extermínio - e agora estamos em processo de percepção da importâncias desses povos pra impedir a destruição total do meio ambiente e da vida no planeta.

A sociedade dita "civilizada" tem muito a aprender com a gente originária. E isso é urgente urgentíssimo.

Um comentário:

  1. quando a europa chegou invadindo tinha uns 8 milhões de pessoas vivendo no que é o brasil e era pindorama, agora foram reduzidos a centenas de milhares, e o povo que não é isolado sofre, o que é isolado ta sob ameaça. agora tem uma contagem de uns 20 mil garimpeiros na ti yanomami. os jornais, se é que da pra chamar assim, de repente pela proximidade com a merda do cachorro, falam de doações, dão a entender que indígena precisa de roupa, comida, dinheiro, e não conseguem uma vez chamar os indígenas de pessoas, repetem 30 vezes no mesmo texto indígena, pra não chamar de pessoa. os originários precisam é se livrar dos garimpeiros, por causa dos garimpeiros eles não conseguem caçar porque não tem segurança na caça, só tem doença, na água tem veneno e no ambiente que é terra deles, dito assim porque a gente não sabe dividir, não sabe casar, só sabe estuprar, as doenças são levadas de fora. eles precisam de segurança e de respeito pra eles não serem enganados a se integrar ao nosso tipo de sociedade infeliz e acabar deixando a deles pra tras. eu acredito que o futuro é indígena, que a estrutura de vida mais amorosa é dentro de uma aldeia, de preferencia ha uns 100km de distancia da nossa civilização.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.