terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Rio Doce precisa de quelação urgente - ou Atenção Rio Doce: COENTRO!!

Eu não conhecia quelação, não sabia que existia, não lembro de já ter ouvido essa palavra. O mais perto que já ouvi foi quelóide, essas cicatrizes inchadas que se vê por aí. Hoje me caiu essa palavra e junto com ela a importância. Quelação é a ação de elementos quelantes que retiram metais pesados do corpo humano.

A região inteira do rio Doce, os mais de oitocentos quilômetros do maior vale do sudeste, foi transformada no maior depósito de metais pesados a céu aberto do mundo, emanando metais pra todo lado. O mar do Espírito Santo, da Bahia, do Rio de Janeiro, pouco a pouco mas sem parar, recebe pela foz do rio toneladas de resíduos da mineração, permanentemente, a cada segundo, desde novembro de 2015. O oceano está contaminado em vastas áreas e lentamente o fundo vai sendo recoberto com essa lama tóxica, que afunda a uma certa distância e segue cobrindo algas, pedras e areia. Os peixes se contaminam e são pescados - a indústria da pesca não pode parar - vão pras mesas e são comidos. Não é minha intenção apavorar ninguém com este cenário apocalíptico, mas é o que eu tô vendo. Do outro lado do mundo, Fukushima despeja radioatividade no oceano Pacífico há anos. Bom, mas isso nem vem ao caso agora.

Todo mundo que mora na região do rio Doce, e subindo pelo rio do Carmo e Gualaxo do Norte, está contaminado de metais pesados. Não tem escapatória, uns mais, outros menos, mas todos, gente, bicho, planta. Em Barra Longa, já na época do desastre, vimos a poeira subir por toda cidade, depois de cair vazando dos caminhões que a retiravam das tuas e praças à beira rio e passavam pelo centro e secar ao sol. Os mais pobres ribeirinhos não tem outro recurso que usar a água dos poços, pra não morrer seco - estes não contam com o Estado nem com ninguém, apesar dos esforços pontuais. Pesquise-se sobre as doenças que surgiram, que aumentaram, que estão lotando os precários postos de saúde pública, e se constatará a situação alarmante de que não se fala na mídia, no Estado, no mercado financeiro-mega-empresarial. Sem falar no êxodo em curso, quem pode está deixando a região, mudando pra outras plagas menos infestadas.

No quadro catastrófico, a quelação surge como uma necessidade. É preciso estabelecer formas de retirada de metais pesados dos corpos. E um vegetal cheio de elementos quelantes é o - pasmei quando li - coentro. O vale do rio Doce precisa se tornar uma gigantesca plantação de coentro, é preciso enfiar coentro goela abaixo até dos cachorros. A tragédia do rio Doce está no percurso, as conseqüências estouram em todo lado, a todo momento, o tempo todo, desde o estouro da barragem dos venenos mortais. A realidade em toda região se tornou tenebrosa. E as pessoas continuam vivendo, sem entender bem o que acontece, consciências entorpecidas ou maltratadas demais.

Peguei informações num saite cheio de publicidade, daí copiei e colei as receitas, creio que dá pra inventar mais um monte. Evito publicidade sempre que posso. E peguei de outros também, com informações a respeito do assunto. Simples e direto.

Esse informa sobre o que é quelação - http://zenholistico.blogspot.com.br/2012/05/desintoxicacao-e-quelacao.html

Instruções


  1. 1
    Consuma 1/4 de xícara de folhas e caules de coentro fresco picados diariamente por três semanas. Se consumir mais, isso não fará mal. Mastigue o coentro picado puro ou misture-o a sopas e saladas.
  2. 2
    Faça o molho pesto. Misture um dente de alho médio, meia xícara de qualquer castanha, 3/4 de xícara de coentro fresco, uma colher de sopa de suco de limão e cinco colheres de sopa de azeite de oliva. Tempere com sal marinho a gosto e sirva com seu prato de massa preferido.
  3. 3
    Tome algumas gotas de coentro para a quelação oral. A erva também está disponível na forma de extrato. Siga as instruções de seu médico ou da embalagem do produto.
  4. 4
    Realize a quelação intravenosa se quiser que um profissional oriente o processo. A quelação intravenosa de coentro envolve administrar uma mistura de ervas, incluindo o coentro como ingrediente principal, em sua corrente sanguínea.
Esse vídeo fala sobre as contaminações rotineira da vida por metais pesados, em pastas de dentes, placas de alumínio, tintas, vernizes e inúmeras outras formas de contaminação que não se percebe, no cotidiano. Aí se vê que todo mundo precisa, embora no rio Doce não há comparação, é nível de explodir os medidores, está acima da imaginação. https://www.youtube.com/watch?v=SeCtFzmuLXQ

O que é preciso é um prato de coentro de manhã, outro no almoço e outro no jantar. Terapia de massa pro vale do rio Doce e pro litoral da Bahia, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Por enquanto. Não é nem pra melhorar a qualidade de vida, é mais pra diminuir a deterioração, o sofrimento, manter as capacidades de ação.

Outros alimentos que também retiram metais pesados do corpo são a castanha do pará, a couve, alho, cebola, couve-flor, alga clhorella. (http://espacodosol.com/blog/?p=6843)


11 comentários:

  1. Cada vez mais as mega empresas destroem as pessoas e os recursos naturais do planeta.
    Te convido a passar pela região norte, estado do Pará, com certeza seu trabalho vai trazer muita reflexão para as pessoas daqui.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo texto e todas as informações, o alimento já faz parte da minha vida e agora será mais rigorosa ainda a utilização em todas as refeições, compartir é necessário, e mesmo não tendo a intensão de apavorar qualquer pessoa, é mais que preciso fazer-lo.
    Antes de ontem em meio a uma conversa sobre nosso mundo, com um familiar da minha noiva, cheguei a uma "conclusão" que na verdade sempre tive, nós não nos importamos, porque nunca pensamos que a guerra que se passa no outro lado do mundo chegará a nossas portas, a fome que nossas irmãs e irmãos passam em nosso continente ( e país) é uma realidade nunca presente ou possível em nossas vidas, o dessaste natural, enchentes ou soterramentos de estados e cidades que não são as nossas, nunca afetará nosso lar ou família...
    Mas a verdade é que até que todos sintamos medo e empatia que seja apenas, dessa dor do outro( se tivermos sorte), não nos movemos, porque não importa, nunca caiu uma lagrima dos olhos da maioria, pelas centenas de mortes anuais dos jovens negros em São paulo, e restante do país, pela guerra politica do nordeste ( que mata população e a horda de bandidos do meio, e fingimos não saber), pelos poucos índios que sobrevivem e ainda estão sendo dizimados em suas terras, e por tudo que há de errado; se não é com nossa família, não tem importância, então alertem, causem panico e medo, talvez em meio ao desespero da desgraça ter chego a nossas mesas, as pessoas passem a se importar.

    ResponderExcluir
  3. Essa informação é realmente uma utilidade pública, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. filtros de barro pra toda a população atingida seria o mínimo que a Samarco/Vale/BHP + Governos deveriam ter providenciado. Na corrente sanguínea Vit.C + Vit.E agem conjuntas na eliminação de toxinas. E há metais que se alojam no cérebro, causando danos que poderão ser irreversíveis para os neurônios. Quem se interessa em pesquisar, relatar e denunciar essas coisas?

    nossos corpos significam lucro para o sistema [médico hospitalar] montado. Nada mais parece importar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "o problema é que a regulação ética da profissão é feita pelos próprios regulados..." - médico do SUS, sobre médicos. Poderia ser sobre judiciário, executivo e legislativo, e sobre o setor industrial. Se fossemos um povo unido, não estaríamos permitindo essas barbáries todas.

      Excluir
  5. Toda a origem disso é o ego. As pessoas precisam descobrir que o "eu" a voz em suas mentes não é quem elas são. Isso despadroniza tudo. A ferramenta principal do sistema é a voz que criaram dentro de nossas cabeças, pois acreditamos ser nós mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Eduardo!

    Faço parte dessa galera imensa que acompanha seu trabalho de diálogo e dialética com o todo. Moro na Bahia, bem próximo a Chapada Diamantina, onde postou que estava e/ou está nos últimos dias. Ficará até quando aqui na área? Quero passar pra bater um papo e beber uma gelada nesse nosso calor baiano.

    Abração!

    Izaias Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 23 vou descer a Caetité e de lá desço pra Beagazonte.

      Excluir
    2. Pronto irmão!! Então estará entre Lençóis e Capão, certo? Farei o máximo pra aparecer na área. Abração e sucesso aí na estadia. Valeu!!!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo és um ser maravilhoso! Espero vê-lo um dia aqui em Alagoas. Parabéns por seu lindo trabalho e função conscientizadora no mundo. Um abraço!

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.