terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Vencer na vida

 Vencer na vida não é enriquecer, mas sim chegar ao fim dessa passagem, que começa no nascimento e termina na morte, de bem com a própria consciência. Vencer na vida é chorar quando se nasce e sorrir quando se morre. A morte não é uma tragédia, uma desgraça, mas sim conseqüência de ter nascido. Tudo que nasce, morre. Nós todos estamos aqui de passagem. É preciso levar isso em conta, diante do massacre publicitário-midiático que faz tudo pra impor nossos objetivos de vida como sendo consumir, desfrutar de prazeres materiais. A matéria é nosso veículo, não nossa finalidade. O tempo é implacável, todos sairemos da dimensão material. Impressionante como as pessoas não se ligam, mesmo vendo todos os antigos indo embora, mesmo percebendo o próprio envelhecimento. Vence quem sai limpo de maldades, de mentiras, vence quem mais beneficiou, vence quem tem facilidade em se desapegar de tudo, matéria e relações, vence quem não se deixou levar pelos valores desse mundo, controlado e dominado por interesses materiais. Chega a ser estúpido se deixar convencer que se vale o que se tem, não pelo caráter, pela amorosidade, pela sensibilidade, pelo senso de justiça. Deus não premia com riquezas, mas com paz de espírito. A verdadeira riqueza é imaterial.

Obs.: Uso a palavra "Deus" pra simplificar o entendimento do que vejo como espiritualidade e não ouso definir. Não tenho alcance pra conceber o "supremo ser do universo", já que, como se sabe, o ser humano não alcança, nem de longe, o próprio universo como um todo. Não nos é possível saber onde são os seus limites, nem se tem limites. Aguardo minha compreensão se desenvolver, sem pretensão de entender ou explicar o que não alcanço. Mas espiritualidade eu sinto plenamente, desde muito cedo, e já comprovei seus efeitos e interferências em minha própria vida.

9 comentários:

  1. Todos o ser humano tem, em vida, a possibilidade de se libertar da morte, só que normalmente só pensa nisso quando ela lhe está próxima.
    Como escreveu Luís Vaz de Camões em os Lusíadas: "E aqueles que por obras valerosas
    se vão da lei da morte libertando".

    ResponderExcluir
  2. Muita clareza de pensamento. Gostaria de escutar (assim como acredito que outros) sobre suas experiências na espiritualidade. É sempre interessante compartilhar as experiências daquilo que é incompreensível.

    ResponderExcluir
  3. Vencer na Vida é ter consciencia que o tempo é curto. A midia "vende" a morte como o oposto do "auge consumista" , quem não adere ao consumismo doente torna-se invisivel, deixa de existir. Entender a morte como consequencia de ter nascido, e não como deixar de ser consumista, é olhar para a vida como ela é. É como comparar uns sapatos de marca com 5 minutos de tempo com alguem que se ama.. Não ha comparacao.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo Marinho, sinto um forte tom de angústia e irritação em suas palavras. Você tem a consciência da verdade, tem o dom da comunicação, mas usa uma certa dose de violência em transmitir seus pensamentos. Senti isso nesse artigo, e no último. Sei que a vida foi dura contigo, e que muitas vezes o que grita dentro de nós pode sair sem controle, mas se não aperfeiçoarmos continuamente a "estação de tratamento" interna das palavras estaremos sem perceber contaminando ao invés de esclarecer. A luz do conhecimento é sempre amorosa e compassiva, porque o amor é a única verdade do universo. Espero que esteja tranquilo e em paz, apesar de todos os ultimos acontecimentos no nosso país. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por compartilhar tamanha riqueza. Esta no meio do rebanho e ao mesmo tempo respirar na superfície (sai da bolha) é um processo doloroso, mas ler inspirações assim nos monstra que a direção esta certa. Obrigado 🙏

    ResponderExcluir
  6. "vence quem tem facilidade em se desapegar de tudo, matéria e relações" - fiquei a pensar nesta frase do Eduardo. Desapegar da matéria entendo, mas desapegar de relações é bem dificil em alguns casos. Reparei que facilmente se destrói as relações "boas", e que facilmente ficamos "voluntariamente sequestrados" em relações más e não as conseguimos deixa-las. Acho que fomos induzidos a isso, numa relação má, na hora de decidir, lembramos da parte boa apenas, e ignoramos nós proprios, e adiamos os passos dificeis que temos de dar para sair dela. Numa relação "boa" olhamos para a parte má, e deitamos tudo a perder sem hesitar. Numa relação má vamos buscar sentimentos bons para continuar nela. Numa relação boa vamos buscar sentimentos maus para sair dela. Olhamos para as superficialidades e as aceitamos como verdades.

    ResponderExcluir
  7. Sinto assim também.. somos seres espirituais vivendo uma experiência na matéria e envelhecer é um dos últimos exercícios do desapego... A cara é eu fazer o melhor que eu puder até lá e estar pronto pra próxima!!

    ResponderExcluir
  8. A vida é uma peça de teatro, não podemos negar que existe sim um modelo de roteiro a ser seguido ou até mesmo vários modelos para seguirmos, mas nós somos em verdade os diretores desta peça, as vezes aceitamos, escolhemos ou dirigimos esse roteiro, e também somos personagens em outros roteiros que estão intercalados e cruzados como o nosso.

    Nos dedicamos tanto a essa peça que até esquecemos da nossa verdadeira natureza, nos sobrecarregamos com problemas que em verdade não existe, com a ânsia de algo que não vai trazer nenhuma mudança significativa em nossa verdadeira realidade, carregamos um fardo, uma mochila de experiências, vivências positivas e principalmente negativa, que nos cansa, é pesada...

    O ponto aqui não é sair da peça, e sim reconhecer que é apenas uma cena, entre milhares, a verdadeira natureza, a essência, está onde sempre esteve, da onde viemos, e não necessita de nenhum esforço para que possamos reconhecê-la, lembrá-la, apenas observe, e começará se dar conta da grande piada na qual gastou todas as suas forças, hahaha, observe com sinceridade e paciência, nenhuma verdade está escondida, a sua atenção apenas está voltada para o teatro errado.

    Qual personagem você é nesse teatro...

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.